EXAMES

São Carlos visão

Conheça os procedimentos e exames realizados na nossa clínica

Topografia

A topografia de córnea é um aparelho indicado para a realização do mapeamento completo do relevo da córnea com análise de sua curvatura em toda a extensão.

Orientações:

É necessário interromper o uso de lentes de contato por pelo menos 48h se forem gelatinosas e 5 dias se forem rígidas

Não atrapalha a visão.

Rápida execução.

Não necessita acompanhante.

Biometria Óptica

Biometria por interferometria ou Biometria óptica é o exame que permite medir diversas estruturas oculares com precisão, tais como o globo ocular e suas estruturas internas. Com as medidas obtidas, é possível calcular os valores da lente intraocular (LIO), que é implantada em cirurgias de pacientes com catarata, permitindo que o paciente tenha uma melhor visão após a cirurgia. O exame também é útil no diagnóstico de alterações no tamanho ocular, pois mede o comprimento do olho.

 

Orientações: 

Não é necessário dilatar pupila.  

 Não necessita acompanhante. 

Suspender o uso de lentes de contatos 5 dias antes da realização do exame.

 Duração: aproximadamente 15 minutos.

Microscopia Especular

Microscopia especular é usada para avaliação morfológica e quantitativa detalhada de uma camada de células da córnea chamada endotélio tanto na região central quanto nas periféricas, além de estimar a espessura corneana.

Orientações:

Não é necessário dilatar pupila.
Não necessita acompanhante.


Duração: aproximadamente 5 minutos.

Retinografia

A Retinografia é uma técnica de exame que consiste em registrar fotografias da retina, do nervo óptico e do fundo do olho.
 Ela permite obter diversas fotos em alta resolução, fazendo uma documentação fotográfica do fundo do olho e possibilitando, assim, um diagnóstico mais preciso quanto a possíveis lesões na região e acompanhamento de diversas doenças fundo de olho.
 
A Retinografia mostra o que o médico vê quando faz o exame de “fundo de olho” ou “mapeamento de retina”.

Orientações: 

Pode ser necessário dilatar as pupilas.
Levar acompanhante
Duração: aproximadamente 15 a 20 minutos
Retirar lentes de contato para o exame.

Ultrassonografia

A ultrassonografia, também chamada de ecografia ocular, é um exame que permite a avaliação das estruturas internas do globo ocular. Tem a vantagem de poder ser realizado mesmo quando não há transparências dos meios para visualização direta com luz, como em casos de catarata avançada ou hemorragias intraoculares. Auxilia o oftalmologista no diagnóstico de diversas patologias como descolamento de retina, tumores intraoculares entre outros.

Orientações: 

Pode ser necessário dilatar as pupilas.
Levar acompanhante.
Duração : aproximadamente 30 minutos.
Retirar lentes de contato para o exame.

Yag Laser

O YAG laser é um tipo laser usado em procedimentos na oftalmologia. Ele possibilita a realização de incisões em estruturas intraoculares sem a necessidade de abertura do olho. Usado por exemplo após a cirurgia de catarata para tratamento de opacidades adjacentes à lente intraocular ou para tratamento de glaucoma de ângulo estreito. Na maioria das vezes um procedimento muito rápido e indolor.

Orientações: 

Necessário dilatar as pupilas ( a depender do procedimento indicado).
Levar acompanhante.
Duração: aproximadamente 30 minutos.
Retirar lentes de contato para o exame.

Campo Visual

Exame que tem por objetivo avaliar o campo de visão do paciente.
É um exame indolor e simples em que o paciente, sentado, deve fixar o olho em uma luz dentro do aparelho a medida que outros pontos luminosos vão surgindo ao redor.
A principal indicação para o exame é o Glaucoma (seja por suspeita e investigação da doença ou para monitoramento).
 Outras indicações: Alterações neurológicas e neuropatias, uso de alguns medicamentos (como Cloroquina), doenças oculares como Retinose Pigmentar e para avaliação de pacientes que vão se submeter a plástica ocular. 

Orientações:

Não dilatar as pupilas antes da sua realização.
– Retirar os óculos ou lentes de contato caso use.
– Duraçao: aproximadamente 20 minutos, a depender da colaboração do paciente.

Fotocoagulação a Laser

A fotocoagulação à laser é um procedimento usado principalmente para tratamento de doenças da retina. Ele permite o tratamento de estruturas no fundo do olho sem a necessidade de abertura do olho. Usado em pacientes com retinopatia diabética, descolamentos e roturas de retina entre outros.

Orientações: 

Pode ser necessário dilatar as pupilas.
Levar acompanhante.
Duração : aproximadamente 30 minutos.
Retirar lentes de contato para o exame.

OCT

OCT ou tomografia de coerência óptica, é um exame onde podemos avaliar a retina (fundo do olho) ou o segmento anterior (córnea, íris e seio camerular). As imagens são obtidas de maneira que podemos avaliar o interior das estruturas e não apenas a superfície. É um exame rápido, indolor, sem contato com os olhos e é possível ser realizado sem dilatação das pupilas.  Pode ser usado para avaliação de degeneração macular relacionada à idade (DMRI), retinopatia diabética, buraco de mácula, distrofias de retina, GLAUCOMA, entre outros.

Orientações: 

Pode ser realizado sem dilatação das pupilas (mas em algumas poucas situações pode ser necessário).


Não necessita de acompanhante.
Duração: aproximadamente 10 minutos.

FALE CONOSCO:

Preencha o formulário e receba o contato da nossa equipe.